home > tratamentos

Tratamentos

Tratamentos

O objetivo do tratamento da crise de asma brônquica é fazer com que o diâmetro das vias respiratórias volte ao normal, facilitando a respiração. Em geral, são usados medicamentos broncodilatadores por via inalatória.

Entre os remédios mais usados nas crises de asma, estão os broncodilatadores utilizados por meio de nebulização, aerossol dosimetrado (a 'bombinha') ou inaladores de pó seco.

Na nebulização: o medicamento em gotas é adicionado a um solvente, como soro fisiológico, transformado em uma nuvem de gotículas, e inalado pelo paciente.



Aerossol dosimetrado: o medicamento está dentro de um frasco pressurizado, que é ativado pela pressão dos dedos, o que libera o medicamento pela válvula e permite a inalação pelo paciente.




No inalador de pó seco: o medicamento está sob a forma de pó e deve ser aspirado pelo paciente.



Crises leves respondem bem ao uso de broncodilatadores. Em caso de crises mais graves, o uso de corticosteróides está indicado e em casos de dispneia (falta de ar) intensa e queda de níveis de oxigenação do sangue, também o uso de oxigenoterapia.

Em pacientes com asma leve indica-se apenas o tratamento sintomático das crises, mas em casos de asma moderada e grave também se indica o uso de medicamentos de uso contínuo (inalados ou por via oral) para a prevenção das crises.

A imunoterapia - utilização de vacinas contra alérgenos - também é indicada no tratamento profilático da asma. Deve ser administrada por especialistas treinados, na tentativa de diminuir a hipersensibilidade do paciente alérgico a um determinado alérgeno e diminuir a frequência / gravidade das crises.

A fisioterapia respiratória também tem seu papel no acompanhamento do paciente asmático.

Versão para Impressão
Tamanho da Fonte
Envie para um amigo



Filmes


Sobre os Inaladores


Aerossol com
propelente HFA


Nebulimetro


Espaçador


Handihaler


Aerolizer


Turbuhaler


Diskus

Material educativo destinado a profissionais de saúde e leigos.Pode ser copiado e repr>Untitled_Project7oduzido livremente de forma integral, sem alteração ou manipulação do conteúdo.

Responsabilidade Técnica: Dr. Rafael Stelmach e Prof. Dr. Alberto Cuckier - Pneumologia FMUSP.

Contado: pneumoadm@hcnet.usp.br

Conteúdo baseado em informações descritas nas bulas dos produtos, modificado de acordo com a experiência dos responsáveis.