home > o que é asma?

O que é asma?

O que é Asma

O paciente com asma brônquica e as pessoas que convivem com ela devem estar capacitados para lidar com a doença, que pode ser agravada devido à falta de informação sobre como proceder durante as crises.

Conforme o Ministério da Saúde, 10% da população brasileira tem asma. Destes, apenas 7% tem a asma controlada, evitando as crises. No mundo todo, existem de 100 a 150 milhões de pessoas com a doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Asma

Asma

A asma brônquica é a inflamação crônica dos brônquios, que ficam mais estreitos e dificultam a respiração do paciente em episódios repetidos de tosse e falta de ar. A asma é uma doença hereditária que acontece principalmente em famílias de indivíduos alérgicos (atópicos) e ela é desencadeada quando o paciente:


- Entra em contato com alérgenos ou produtos químicos (perfumes, corantes, etc.)

- Sofre infecções respiratórias, como gripe e pneumonia

- É submetido a variações bruscas de temperatura.

A asma ocorre em todas as idades, sendo mais comum na infância. Filhos de asmáticos têm maior probabilidade de desenvolver a doença.

A doença não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado, possibilitando ao paciente ter vida normal, inclusive com a prática de esportes.

Versão para Impressão
Tamanho da Fonte
Envie para um amigo